Mais de 670 mil pessoas nos Estados Unidos estavam sem eletricidade e quase 10 mil voos foram cancelados neste domingo (25) devido a uma tempestade de inverno que ameaça paralisar a região leste do país com forte queda de neve.
Meteorologistas preveem que neve, granizo, chuva congelante e temperaturas perigosamente baixas afetarão cerca de dois terços do leste do país neste domingo e ao longo da semana.
O presidente Donald Trump aprovou declarações federais de desastre em 12 estados: Carolina do Sul, Virgínia, Tennessee, Geórgia, Carolina do Norte, Maryland, Arkansas, Kentucky, Luisiana, Mississippi, Indiana e Virgínia Ocidental.
O Departamento de Segurança Interna (DHS) informou que 17 estados e o Distrito de Columbia decretaram estado de emergência. A secretaria do DHS realizou coletiva para tratar das medidas de resposta e pediu que a população se prepare para condições adversas.
O número de interrupções de energia continuou a subir. Segundo o site PowerOutage.US, mais de 670 mil clientes estavam sem eletricidade na manhã de domingo, com mais de 100 mil cortes registrados nos estados do Mississippi, Texas, Tennessee e Luisiana. Outros Estados afetados incluíam Kentucky, Geórgia, Virgínia e Novo México.
O Serviço Nacional de Meteorologia alertou para uma tempestade de inverno de grande abrangência e longa duração, que pode provocar acúmulo generalizado e pesado de gelo no sudeste, gerando impactos localmente incapacitantes e catastróficos.
Previsões indicam ainda que massas de ar frio devem derrubar temperaturas a níveis recordes, com ventos gelados tornando as condições ainda mais perigosas ao avançarem para as Grandes Planícies até segunda-feira.
De acordo com o site FlightAware, mais de 9.990 voos programados para domingo foram cancelados nos EUA. No sábado, foram mais de 4.000 cancelamentos. As principais companhias aéreas orientaram passageiros a acompanhar alterações e cancelamentos.
Operadores do sistema elétrico intensificaram precauções desde sábado para tentar evitar apagões rotativos.




