Desde as primeiras horas desta sexta-feira (2), o bairro do Rio Vermelho, em Salvador, concentrou celebrações em homenagem a Iemanjá.
Na Praia de Santana, moradores e turistas lançaram flores e oferendas ao mar, tanto a partir de embarcações alugadas quanto diretamente da areia. A fila para acessar o presente principal, na avenida, aumentou ao longo da manhã.
Entre os participantes havia pessoas que mantêm a prática como tradição familiar e visitantes que participaram da festa pela primeira vez. Também foram observadas opções de oferendas de caráter mais ecológico, como flores e frutas.
Na véspera, a Secretaria de Meio Ambiente (Sema) promoveu ação de divulgação e realizou coleta de resíduos na área marítima e no entorno da festa, em esforço para reduzir a poluição e incentivar presentes biodegradáveis.
O governador Jerônimo Rodrigues esteve na colônia de pesca Z1, local onde foi depositado o presente principal. O evento é reconhecido pela presença de elementos de ancestralidade e identidade cultural, além de atrair turismo regional e internacional.
A segurança contou com um esquema especial: 1.152 profissionais entre policiais, peritos e bombeiros atuaram na operação.




