O Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep) prorrogou para 16 de fevereiro de 2026 o prazo para adesão de postos interessados em aplicar a primeira edição de 2026 do Certificado de Proficiência em Língua Portuguesa para Estrangeiros (Celpe-Bras).
As solicitações devem ser feitas pelos estabelecimentos no Sistema Celpe-Bras. Podem se inscrever universidades, representações diplomáticas, missões consulares, centros e institutos culturais, além de outras instituições voltadas à promoção da língua portuguesa.
Na primeira edição do ano passado, o exame foi oferecido em 33 países, com 46 postos no Brasil e 64 no exterior.
O exame avalia a proficiência em português como língua estrangeira por meio de duas etapas. A parte escrita tem duração máxima de três horas e inclui quatro tarefas de produção textual que mobilizam diferentes habilidades linguísticas.
A avaliação oral é presencial e ocorre em interação face a face entre o candidato e dois avaliadores, com tempo aproximado de 20 minutos. A nota final considera o desempenho nas duas partes da prova.
O Celpe-Bras é aceito por universidades para ingresso em cursos de graduação e pós-graduação, por empresas brasileiras e em processos de validação de diplomas de profissionais estrangeiros. A validade do certificado e o nível de fluência exigido variam conforme a instituição que solicita o exame.




