33.5 C
Dourados
terça-feira, fevereiro 10, 2026

Mato Grosso do Sul amplia incentivo à diálise peritoneal para dar mais autonomia e reduzir deslocamentos

Mato Grosso do Sul amplia a oferta de diálise peritoneal para pacientes com doença renal crônica por meio de uma ação da Secretaria de Estado de Saúde (SES) em parceria com a Associação Beneficente dos Renais Crônicos de Mato Grosso do Sul (ABREC-MS). A iniciativa visa fortalecer o atendimento pelo SUS no estado.

A diálise peritoneal é realizada no domicílio, o que reduz a necessidade de deslocamentos frequentes até clínicas especializadas. Em comparação com a hemodiálise — normalmente feita em unidades de saúde três vezes por semana — o tratamento domiciliar permite maior flexibilidade na rotina e menor impacto sobre trabalho, estudos e vida familiar.

Ações de fomento à modalidade também têm o objetivo de diminuir o transporte de pacientes do interior para centros maiores, segundo a SES. A pasta informou que o acompanhamento pela rede pública continuará regular, mesmo quando a terapia for realizada em casa, muitas vezes no período noturno.

Do ponto de vista clínico, a diálise peritoneal está associada a menor ocorrência de anemia em comparação com a hemodiálise e pode reduzir a necessidade de alguns medicamentos, o que contribui para melhores desfechos e para a sustentabilidade do sistema de saúde.

A ampliação da diálise peritoneal integra a estratégia estadual de qualificação da assistência às pessoas com doença renal crônica, com foco em atendimento contínuo, humanizado e mais próximo da realidade dos pacientes sul-mato-grossenses.

Na sexta-feira (6), a superintendente de Atenção à Saúde da SES participou de uma atualização sobre diálise peritoneal promovida pela ABREC-MS.

Reportagem: Kamilla Ratier, Comunicação SES
Foto de capa: Patrícia Belarmino/FUNSAU/HRMS

OUTRAS NOTÍCIAS

REDES SOCIAIS

6,785FãsCurtir
126SeguidoresSeguir
6,890InscritosInscrever
spot_img

VÍDEOS