Um novo Posto de Identificação instalado no bairro Guarani, em Corumbá, já emitiu cerca de 3 mil carteiras de identidade em menos de quatro meses de funcionamento. A unidade funciona na sede do Detran, na parte alta da cidade, e conta com estrutura ampliada e mais equipamentos para atendimento à população.
A criação do posto foi articulada pelo deputado estadual Paulo Duarte (PSB). Em setembro de 2025, diante da dificuldade de moradores de Corumbá e Ladário para agendar a emissão da Carteira Nacional de Identidade (CNI) — situação em que muitas pessoas aguardavam por mais de um ano — o parlamentar solicitou ao Governo do Estado medidas para agilizar a expedição do documento.
A intervenção resultou em um mutirão e na destinação de um setor específico para emissão das CNIs, por meio de articulação com a Secretaria de Segurança Pública do Estado e o Detran.
Entre os primeiros beneficiados estão Karen Oliveira Barbosa e Vitória Oliveira Barbosa, que já receberam a nova Carteira Nacional de Identidade.
A previsão é de que o posto emita, em média, 1.500 documentos por mês, com atendimento diário próximo de 30 pessoas. O documento físico leva, em média, de 15 a 20 dias para ficar pronto. Usuários com acesso ao portal gov.br podem consultar e obter a CNI digital em até 72 horas.
A implementação do novo posto envolveu a coordenação do Detran e ações conjuntas com a Secretaria de Segurança do Estado.




