O prefeito Marçal Filho decretou ponto facultativo nas repartições públicas municipais nos dias 16, 17 e 18 de fevereiro de 2026, em virtude das comemorações de Carnaval, celebrado no dia 17, terça-feira. A medida foi oficializada por meio de decreto publicado em edição suplementar do Diário Oficial, estabelecendo o calendário de funcionamento da administração municipal durante o período.
Embora haja interrupção das atividades administrativas, o decreto estabelece que os serviços essenciais do município permanecerão em funcionamento. A Unidade de Pronto Atendimento (UPA), o Hospital da Vida e a Unidade Básica de Saúde Seleta, no Grande Flórida, seguirão atendendo a população normalmente durante todo o período.
O Plantão da Seleta atenderá nos dias 16, 17 e 18, das 12h às 22h, priorizando casos de urgência. Já as unidades da Atenção Especializada, como o PAM (Posto de Atendimento Médico), o PAI (Policlínica de Atendimento Infantil) e o CAPs (Centros de Atenção Psicossocial), estarão fechadas na segunda, terça e quarta-feira, retomando as atividades na quinta-feira, dia 19 de fevereiro, bem como as outras unidades básicas de saúde de Dourados.
A Farmácia do PAM funcionará normalmente, das 7h às 17h, todos os dias, inclusive durante o fim de semana. A Secretaria Municipal de Serviços Urbanos também manterá os serviços de limpeza pública e coleta de lixo sem interrupções.
As unidades escolares da Rede Municipal seguirão calendário próprio, conforme cronograma publicado pela Secretaria Municipal de Educação e o comércio de Dourados abrirá normalmente durante o período de Carnaval. A Prefeitura reforça que a organização do funcionamento dos serviços busca garantir o atendimento essencial à população, assegurando a continuidade dos serviços indispensáveis durante o ponto facultativo.
ECOPONTOS
Os Ecopontos atenderão normalmente no feriadao. Nos ecopontos podem ser descartados resíduos de construção civil; resíduos volumosos, como mobílias, sucatas e madeiras; resíduos recicláveis, como metal, plásticos, vidros, papel e papelão; além de galhos e podas e resíduos comuns não perigosos. O limite diário de descarte é de 2 m³ (dois metros cúbicos) por habitante. O material descartado tem como destino o Aterro Sanitário Municipal.
Dourados conta com três Ecopontos em pleno funcionamento: Ecoponto 1, na Rua Bolívar Loureiro Rocha esquina com Rua Rosa Maria, no bairro Nossa Srª Aparecida, região da Vila Cachoeirinha; Ecoponto 2, na Rua Lindalva Marques Ferreira esquina com Rua Neinaldo Souza de Oliveira, no bairro Parque do Lago II; e o Ecoponto 3, na Rua Tibre esquina com Rua Danilo Vilhalva Paixão, no bairro Vila Roma II. Os Ecopontos funcionam de segunda a sexta-feira, nos horários das 7h30 às 11h30 e das 12h30 às 17h. Aos sábados o funcionamento é das 7h às 11h e das 12h às 16h.




