36.4 C
Dourados
segunda-feira, fevereiro 16, 2026

Esqui alpino: Brasil encerra participação histórica nos Jogos de Inverno

A participação do Brasil no esqui alpino masculino nos Jogos de Inverno de Milão-Cortina terminou nesta segunda-feira (16), com as provas do slalom. Dos três representantes, apenas um concluiu a disputa.

O atleta apontado como vencedor do slalom gigante no sábado anterior, identificado como Lucas Pinheiro Braathen, caiu na primeira das duas descidas necessárias e ficou fora da disputa por medalhas. Christian Soevik também perdeu o equilíbrio e não completou a prova.

Giovanni Ongaro foi o único brasileiro a terminar as duas descidas e finalizou na 27ª posição, a melhor colocação de um brasileiro na disciplina em Olimpíadas. Na primeira manga, Giovanni registrou 1min04s66. Na segunda, reduziu o tempo para 1min02s21, totalizando 2min06s87. Apenas 44 dos 96 competidores concluíram a primeira passagem. O resultado supera o 39º lugar obtido por Maya Harrison em Sochi-2014.

A prova do slalom exigiu duas descidas no mesmo traçado, com os atletas passando por portas (mastro na neve) separadas por cerca de 13 metros, distância inferior à do slalom gigante, em torno de 25 metros. O somatório dos tempos das duas mangas definiu os vencedores.

O ouro ficou com o suíço Loic Meillard, que já havia sido terceiro no slalom gigante. A prata foi para o austríaco Fabio Gstrein e o bronze para o norueguês Henrik Kristoffersen.

O esqui alpino feminino terá participação brasileira na quarta-feira (18), a partir das 6h (horário de Brasília). A carioca Alice Padilha, 18 anos, será a representante do país no slalom.

Bobsled

Também nesta segunda-feira os brasileiros estrearam no bobsled. No evento 2-man, a dupla formada por Edson Bindilatti e Luís Bacca realizou duas descidas e ocupa, neste momento, a 24ª colocação, com somatório de 1min53s76. A liderança após duas baterias é da dupla alemã Johannes Lochner e Georg Fleischhauer, com 1min49s90.

A prova de bobsled é composta por quatro descidas — duas em um dia e duas no seguinte — e vence a dupla com a menor soma de tempos. A largada inclui o momento do “push”, em que os atletas correm entre 50 e 60 metros empurrando o trenó antes de entrar no gelo.

A terceira descida está marcada para terça-feira (17), às 15h (horário de Brasília). Para disputar a quarta e última bateria, os brasileiros precisam figurar ao menos entre os 20 primeiros colocados. A prova do 4-man está prevista para o fim de semana, nos dias 21 e 22 de fevereiro.

OUTRAS NOTÍCIAS

REDES SOCIAIS

6,780FãsCurtir
126SeguidoresSeguir
6,890InscritosInscrever
spot_img

VÍDEOS