33.5 C
Dourados
quarta-feira, fevereiro 18, 2026

Pela primeira vez em MS, juventude indígena participa de fórum que debate renovação do Plano Estadual

Pela primeira vez em Mato Grosso do Sul, jovens indígenas participaram oficialmente do Fórum Regional de Juventude. A escuta aconteceu durante a IX Assembleia da Juventude Terena — intitulada “Guardiões da memória, construtores do amanhã” — realizada em 7 de fevereiro na Aldeia Cachoeirinha, Terra Indígena Cachoeirinha.

A atividade fez parte do Circuito Avança Juventude e foi organizada pela Secretaria de Estado da Cidadania, por meio da Subsecretaria de Políticas Públicas para Juventude, com apoio da Subsecretaria de Políticas Públicas para Povos Originários. O Conselho Estadual da Juventude de Mato Grosso do Sul e a própria Assembleia da Juventude Terena também participaram da articulação.

Ao todo, 114 jovens das etnias Terena, Kinikinau, Guarani (Kaiowá e Ñandeva) e Kadiwéu participaram da construção coletiva. Foram levantadas mais de 30 propostas que agora integrarão o relatório oficial do Plano Estadual da Juventude.

A Assembleia Terena, realizada desde 2023, reúne representantes de diferentes povos indígenas do estado e inclui atividades culturais e de formação. Na edição em Cachoeirinha, a programação contemplou oficinas e debates voltados para a relação entre tradição e políticas públicas.

A metodologia do Fórum seguiu três etapas: plenária inicial, grupos por eixos temáticos e plenária final de socialização. Os debates foram organizados em cinco eixos: Educação, Profissionalização, Trabalho e Renda; Cultura, Esporte e Lazer; Participação Social, Saúde, Diversidade e Igualdade; Sustentabilidade, Meio Ambiente, Território e Mobilidade; e Saúde Mental.

Entre as propostas apresentadas pela juventude estiveram maior acesso de jovens indígenas a espaços dentro do governo, promoção de eventos esportivos nas comunidades e demandas ligadas a território, saúde, educação e diversidade.

O Fórum Regional de Juventude faz parte do processo de renovação do Plano Estadual da Juventude. Em 2025 foram realizados sete fóruns regionais em diferentes regiões do estado. A edição de 2026 voltada às juventudes indígenas amplia a representatividade e incorpora especificidades culturais, sociais e territoriais ao planejamento estadual.

Ao levar o debate para dentro da aldeia, o governo estadual incorpora ao processo de formulação de políticas públicas propostas geradas diretamente pelas juventudes indígenas.

Paula Maciulevicius, Comunicação da Cidadania

OUTRAS NOTÍCIAS

Carnaval de BH registra queda de 50% em furtos e agressões

A Guarda Municipal de Belo Horizonte divulgou nesta terça-feira um balanço parcial das ocorrências registradas durante o Carnaval. O total de registros apresentou...

REDES SOCIAIS

6,778FãsCurtir
126SeguidoresSeguir
6,890InscritosInscrever
spot_img

VÍDEOS