A Embraer e a indiana Adani Defense & Aerospace assinaram, neste sábado (21), em Nova Délhi, um acordo para instalar na Índia uma linha de montagem final do jato regional E175.
O memorando de entendimento ampliado foi firmado no âmbito do programa Aeronaves de Transporte Regional (RTA) da Índia. O documento confirma e amplia um acordo preliminar estabelecido no mês passado para organizar a produção do E175 no país.
O trabalho conjunto previsto abrange manufatura, cadeia de suprimentos, serviços pós-venda, treinamento de pilotos e a busca por encomendas que sustentem a operação da linha de montagem.
A assinatura ocorreu em cerimônia oficial com a presença do presidente Luiz Inácio Lula da Silva e do ministro do Comércio e Indústria da Índia, Piyush Goyal.
A estimativa de mercado aponta que a Índia terá demanda por, ao menos, 500 aeronaves na faixa de 80 a 146 assentos nos próximos 20 anos, faixa na qual o E175 se enquadra. Segundo a Embraer, o modelo pode atender cidades de pequeno e médio porte e contribuir para a expansão da conectividade regional no país.
A parceria com a Adani — a maior empresa privada indiana nos setores de defesa e aeroespacial — reforça a presença da Embraer na Índia. Hoje, já operam no país cerca de 50 aeronaves da fabricante, abrangendo 11 modelos entre aviação comercial, defesa e executiva.




