15.1 C
Dourados
segunda-feira, junho 22, 2026

SUS retoma aplicação de duas doses de reforço da vacina contra a poliomielite

A partir de 3 de agosto, o esquema de vacinação contra a poliomielite para crianças de até 4 anos passa a incluir duas doses de reforço com vacina injetável. Com a mudança, o Sistema Único de Saúde (SUS) retoma a aplicação de cinco doses, todas com vírus inativado.

Até agora, o calendário previa três aplicações aos 2, 4 e 6 meses de idade, além de reforços aos 15 meses e aos 4 anos. Antes da alteração, o segundo reforço era feito com a vacina oral, conhecida como gotinha.

A decisão foi anunciada pelo Programa Nacional de Imunizações após reunião da Câmara Técnica Assessora em Imunizações e atende a uma atualização do Ministério da Saúde. O objetivo é manter a proteção em nível elevado, já que a imunidade tende a diminuir com o tempo.

Com o novo formato, todas as crianças que ainda não tiverem completado as cinco doses devem ser levadas a uma unidade de saúde para avaliação e possível atualização da caderneta.

A poliomielite não registra casos no Brasil há 37 anos. Em 1994, o país recebeu o certificado de área livre de circulação do vírus. Mesmo assim, a doença continua presente em alguns países, o que mantém o risco de reintrodução.

Entre 1968 e 1989, o Brasil contabilizou mais de 26 mil infecções por pólio. A doença pode começar com sintomas leves, mas em casos mais graves atinge o sistema nervoso central e pode provocar paralisia e morte.

OUTRAS NOTÍCIAS

Dalton quer ação integrada no enfrentamento à problemas crônicos na Praça Paraguaia

Diante das constantes reclamações recebidas de moradores do Jardim Independência, comerciantes e frequentadores da região da Praça Paraguaia, o vereador Dalton (PL) apresentou indicação...

REDES SOCIAIS

6,768FãsCurtir
122SeguidoresSeguir
6,890InscritosInscrever
spot_img

VÍDEOS