Começa nesta quinta-feira (15), em todo o Amazonas, o período de defeso florestal. A restrição vai até 15 de maio e suspende as atividades de corte, arraste e transporte de madeira previstas em Planos de Manejo Florestal Sustentável.
A medida, publicada por portaria do Instituto de Proteção Ambiental do Amazonas (IPAAM) no Diário Oficial do estado, tem o objetivo de reduzir impactos ambientais, preservar o solo e proteger a vegetação em um período de maior sensibilidade ecológica. O defeso ocorre anualmente durante a estação chuvosa na região.
A Gerência de Controle Florestal do IPAAM informou que cerca de 60 Planos de Manejo serão afetados pela suspensão. Os municípios com maior concentração de planos são Novo Aripuanã, Canutama, Itapiranga, Manicoré e Lábrea.
O Plano de Manejo Florestal Sustentável é o documento técnico que estabelece diretrizes e procedimentos para a gestão da floresta conforme princípios de manejo sustentável.
A fiscalização será intensificada durante o defeso para coibir práticas irregulares, combater o desmatamento ilegal e assegurar a conservação da fauna e da flora. Denúncias de descumprimento podem ser registradas pelo WhatsApp do IPAAM.




