O Reisado, tradição popular de Pernambuco, é tema de uma mostra inaugurada esta semana na Galeria Arte Plural, no Recife Antigo.
Intitulada “Espelho de Brincantes”, a exposição é assinada pela estilista e designer de moda Juliana Souto. A mostra reúne um recorte das indumentárias usadas por mestres e mestras de grupos de reisado de Garanhuns, cidade do agreste pernambucano.
O acervo é composto por dezenas de fotografias que transitam entre o registro documental e a estética de moda, propondo uma leitura visual do universo do Reisado — reconhecido como Patrimônio Cultural Imaterial do Estado de Pernambuco. A curadoria se baseou em pesquisa histórica sobre as origens da prática em Garanhuns e no legado dos personagens que mantêm a tradição.
Entre os retratados, destaca-se Dona Zefinha, atualmente a única detentora viva desse saber e em atividade à frente do grupo Três do Oriente. Também foram pesquisados os mestres João Tibúrcio e Gonzaga, referências de três grupos locais atuantes desde a década de 1950.
As imagens dos três mestres, com seus trajes festivos, foram deslocadas de seus ambientes cotidianos para um cenário concebido pela fotógrafa, de caráter fantástico e lúdico. A ambientação inclui projeções audiovisuais e uma trilha sonora elaborada a partir dos sons dos reisados, recursos que ampliam a imersão do visitante em cores, ritmos e narrativas intergeracionais.
A mostra oferece recursos de audiodescrição e fica aberta ao público de segunda a sábado, até 6 de fevereiro.




