A Polícia Civil, em atuação conjunta com a Polícia Militar, realizou na noite de 2 de agosto uma operação de fiscalização abrangente em diversos locais da cidade onde ocorriam eventos irregulares, sem autorização oficial e em desacordo com as normas legais. A ação, intitulada “Pax Civitatis”, teve como objetivo principal coibir festas que geravam incômodo à população e ofereciam riscos à segurança e integridade de adolescentes e jovens.
Durante a operação, vários estabelecimentos e espaços privados foram inspecionados, com destaque para um evento no Clube TCC, situado nos bairros Jardim Primavera e Jardim Santa Rosa. Foram identificadas irregularidades, como a falta de alvarás de funcionamento e ausência de controle rigoroso na entrada, o que permitiu a presença de oito adolescentes consumindo bebidas alcoólicas.
Dois maiores de idade foram responsabilizados conforme o artigo 243 do Estatuto da Criança e do Adolescente (ECA), por permitirem e facilitarem o consumo de álcool por menores. Os adolescentes foram encaminhados à Delegacia de Bataguassu, acompanhados por seus responsáveis e pelo Conselho Tutelar, para os procedimentos legais necessários.