A ministra da Gestão e Inovação em Serviços Públicos, Esther Dweck, foi a única representante do governo brasileiro no Fórum Econômico Mundial em Davos e participou, nesta quarta-feira (21), do painel “Superando o teto de crescimento da América Latina”.
O encontro discutiu mudanças nas políticas econômicas da região e caminhos para elevar um crescimento que atualmente gira em torno de 2%. Entre os temas em pauta estiveram a integração regional, infraestrutura, articulação de cadeias produtivas e coordenação de políticas sociais como possíveis alavancas para ampliar o ritmo de expansão econômica.
Representantes também abordaram medidas adotadas pelo governo brasileiro nos últimos anos. O país registrou crescimento nos três anos mais recentes e houve atuação diplomática para reverter tarifas impostas pelos Estados Unidos no ano passado, com algumas reversões parciais ainda em curso e setores que continuam a sentir impactos das sobretaxas.
Foi citada ainda a participação do Brasil nas negociações que levaram à assinatura do acordo entre Mercosul e União Europeia, concluído recentemente após cerca de 25 anos de tratativas.
Na área fiscal, o governo promoveu reorganização do orçamento, retomada de programas de transferência de renda e uma reforma tributária. Também foi reportada uma redução do déficit fiscal superior a 70% em comparação ao início do atual mandato.
O Fórum Econômico Mundial, realizado há 55 anos, reúne líderes políticos e executivos de grandes economias. A edição deste ano tem como tema “Um Espírito de Diálogo”, com foco na cooperação entre governos, empresas e organizações.




