A partir desta terça-feira (23), Mato Grosso do Sul passa a contar oficialmente com as campanhas Outubro Rosa Pet e Novembro Azul Pet no Calendário Oficial de Eventos do Estado. A inclusão foi determinada pela Lei Estadual 6.602, de 2026.
As ações serão promovidas todos os anos, em outubro e novembro, com foco na conscientização dos tutores sobre a prevenção do câncer em animais.
A proposta é de autoria do deputado Zé Teixeira (PL) e tem como objetivo estimular o diagnóstico precoce do câncer de mama e de doenças relacionadas à próstata, além de reforçar a importância de exames regulares e da castração como medida preventiva.
As campanhas deverão ocorrer de forma paralela às mobilizações já voltadas à saúde de mulheres e homens. A lei considera ainda que esses tipos de câncer também afetam cães e gatos, em razão do aumento da expectativa de vida dos animais e da baixa adesão à castração.




