Os indicadores do ensino médio na rede pública brasileira apresentaram melhora entre 2022 e 2025. No período, a reprovação recuou 62%, o abandono escolar caiu 61% e o atraso na trajetória escolar teve redução de 28%. Já a taxa de aprovação subiu 11%.
Os dados foram divulgados nesta sexta-feira (26) pelo Ministério da Educação (MEC) e fazem parte da segunda etapa do Censo Escolar 2025, elaborado pelo Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep). O levantamento anual é usado para medir o rendimento escolar no país.
Segundo o MEC, a melhora nos resultados está associada a políticas implementadas a partir de 2023, como o Compromisso Nacional Criança Alfabetizada, o Escola em Tempo Integral, a Estratégia Nacional de Escolas Conectadas e o programa Pé-de-Meia, criado em 2024. O governo também cita avanços relacionados ao Exame Nacional do Ensino Médio (Enem).
Os dados apontam ainda aumento na permanência dos estudantes na escola. Entre 2022 e 2025, a taxa de não retorno ao ensino médio caiu 28%, indicando que mais jovens seguiram matriculados de um ano letivo para o outro.
O MEC atribui parte da evolução ao Pé-de-Meia, programa federal de incentivo financeiro que já alcançou 7,2 milhões de estudantes desde sua criação. A iniciativa beneficia alunos que frequentam as aulas, aprovam de ano, concluem a educação básica e participam do Enem.
Na educação básica, outros resultados também chamaram atenção. O índice de alfabetização passou de 36% em 2021 para 66% em 2025, em meio às ações do Compromisso Nacional Criança Alfabetizada, que busca garantir a alfabetização até o fim do 2º ano do ensino fundamental e recuperar perdas de aprendizagem nas demais séries iniciais.
No ensino em tempo integral, a participação nas matrículas subiu de 15,1% em 2021 para 25,8% em 2025, o equivalente a 8,8 milhões de estudantes da rede pública. No período, foram abertas mais de 1,8 milhão de novas matrículas nessa modalidade, que prevê permanência mínima de sete horas por dia ou 35 horas semanais. Pela primeira vez, o país atingiu a meta do Plano Nacional de Educação para esse indicador.
A estratégia de conexão digital das escolas públicas também avançou. O número de unidades com internet cresceu 43,7% entre 2023 e 2025, passando de 66,8 mil para 100 mil escolas estaduais e municipais conectadas. O governo informa que mais de R$ 3 bilhões foram investidos no período, beneficiando cerca de 24 milhões de estudantes.
No Enem, o número de inscrições feitas por concluintes da escola pública aumentou 46% entre 2022 e 2025. Em 2025, a prova voltou a certificar a conclusão do ensino médio para candidatos que se enquadram nos critérios definidos e passou a ter inscrição pré-preenchida para estudantes da rede pública.
A partir de 2026, o Enem também será usado como instrumento de avaliação da qualidade do ensino médio no país, ampliando sua função no acompanhamento das políticas educacionais.




