22.2 C
Dourados
domingo, junho 28, 2026

Bandeira tarifária da conta de luz continua amarela em julho

A bandeira tarifária seguirá amarela em julho, informou nesta sexta-feira a Agência Nacional de Energia Elétrica (Aneel). Com a decisão, os consumidores atendidos pelo Sistema Interligado Nacional (SIN) continuarão pagando cobrança adicional de R$ 1,885 a cada 100 quilowatts-hora (kWh) consumidos na conta de luz no próximo mês.

Segundo a agência, a manutenção da bandeira ocorre por causa do período seco no país, que reduz a geração de energia pelas hidrelétricas e aumenta a necessidade de acionamento de usinas termelétricas, mais caras para o sistema.

A bandeira amarela está em vigor desde abril.

Criado em 2015, o sistema de bandeiras tarifárias indica os custos variáveis da produção de energia elétrica no país. As cores mostram quanto custa para o sistema gerar a eletricidade consumida por residências, comércios e indústrias.

Todos os meses, o Operador Nacional do Sistema Elétrico (ONS) avalia as condições de geração e estima os custos que precisam ser cobertos pelas bandeiras.

Quando a sinalização é verde, não há cobrança extra. Nas bandeiras amarela e vermelha, há acréscimo na conta de luz a cada 100 kWh consumidos.

Na bandeira amarela, o adicional é de R$ 1,88 por 100 kWh. No patamar 1 da bandeira vermelha, a cobrança sobe para R$ 4,46. No patamar 2, o valor chega a R$ 7,87 por 100 kWh.

OUTRAS NOTÍCIAS

REDES SOCIAIS

6,763FãsCurtir
122SeguidoresSeguir
6,890InscritosInscrever
spot_img

VÍDEOS